Clínica de Acupuntura Dr.Trezza Atendemos crianças com utilização de laser, cristais e colorterapia. Agora também com atendimento domiciliar para a região do ABC

Rua Catequese 1149- conj 54-Vila Guiomar- Santo André
Rua Mato Grosso 421- B. Santa Terezinha - Santo André
Celular/WhatsApp (11) 96760-2412

drtrezza@drtrezza.com.br

Seminário de Acupuntura CRF-SP

03/07/2013 19:06

Seminário promovido pelo CRF-SP discute questões técnicas e políticas da atuação do farmacêutico acupunturista

 

 

 

Seminário promovido pelo CRF-SP discute questões técnicas e políticas da atuação do farmacêutico acupunturista
Mesa redonda formada pelos participantes da Comissão de Acupuntura e o presidente do CRF-SP discutiu o Ato Médico

São Paulo, 29 de junho de 2013

 

O CRF-SP promoveu neste sábado, 29, o Segundo Seminário de Acupuntura – Eficácia e ação da Acupuntura nos processos álgicos, na capital. Participaram do evento farmacêuticos de todo o Estado que atuam ou desejam se especializar nesta atividade.

Na abertura, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, ressaltou o crescimento do interesse dos farmacêuticos na acupuntura.“É uma excelente prática que amplia as oportunidades de trabalho para o farmacêutico e valoriza a profissão, já que garante qualidade de vida e promoção da saúde à população. Temos muito orgulho em ser o único Conselho Regional do país a contar com uma Comissão Assessora de Acupuntura e discutir os desafios dessa terapia para os farmacêuticos".

Foram abordadas as mais diversas técnicas da acupuntura como a sistêmica chinesa, a auriculoterapia francesa, a auriculoterapia chinesa, a cranioacupuntura japonesa, a acupuntura coreana, a posturologia clínica, a acupuntura japonesa sistêmica, entre outras.

Especialistas apontaram também as mais eficazes técnicas de diagnóstico e tratamento da acupuntura para algumas das principais patologias tratadas pela terapia.

O dr.  Carlos Alberto Kalil Neves, farmacêutico acupunturista, ministrou palestra sobre analgesia. Também foi abordado no evento a técnica para a fibromialgia pelo farmacêutico acupunturista, dr. Maurício Perine. O coordenador da Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP, dr. José Trezza Netto, falou sobre a enxaqueca. Já o dr. Antonio Yoshinobo Iwasaki, farmacêutico acupunturista, tratou sobre a lombalgia. Para encerrar as exposições teóricas, o dr. Marco Marinho Bernardini falou sobre como a acupuntura pode contribuir nos casos de articulação temporomandibular (ATM).

As atividades seguiram com apresentações práticas destes procedimentos, onde os participantes puderam experimentar e conhecer um pouco mais sobre as diferentes técnicas da acupuntura.

Ato Médico

Frente à discussão e a preocupação de muitos farmacêuticos em relação ao Ato Médico, a Comissão Assessora de Acupuntura do CRF-SP apresentou, durante o Seminário, seu parecer técnico formulado contra o Projeto de Lei nº 268/2002, que dispõe sobre o exercício da Medicina, aprovado em 18/06/13. Esse parecer técnico foi ratificado por unanimidade pelos participantes do Seminário.

Logo após, uma mesa redonda formada pelos participantes da Comissão e o presidente do CRF-SP discutiu os problemas e o que pode ser feito para garantir ao farmacêutico acupunturista sua atuação plena. “Lutamos contra o Ato Médico há mais de uma década e continuaremos buscando seu veto. Entendemos que a Lei contraria a lógica da construção do Sistema Único de Saúde - SUS, que define as atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde como uma atividade multiprofissional. O Conselho tem o papel de defender o âmbito farmacêutico e não vamos abrir mão disso. Todos os farmacêuticos acupunturistas podem ficar tranquilos que não deixarão de atuar”, afirmou dr. Menegasso.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP