Clínica de Acupuntura Dr.Trezza Atendemos crianças com utilização de laser, cristais e colorterapia. Agora também com atendimento domiciliar para a região do ABC

Rua Catequese 1149- conj 54-Vila Guiomar- Santo André
Rua Mato Grosso 421- B. Santa Terezinha - Santo André
Celular/WhatsApp (11) 96760-2412

drtrezza@drtrezza.com.br

Tratamento da Doença de Crohn

06/01/2014 18:30

Estudo de caso – Benefícios da Acupuntura no Tratamento da Doença de Crohn

Cláudio Garcia
Fabiana Mori
Fernanda Campos
Marcelo Finoti

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni - CETN

O tratamento consistiu em Anamnese inicial e dez sessões de acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa). A coleta de dados foi iniciada após a autorização das pacientes submetidas a pesquisa. Estas assinaram um termo de responsabilidade informando estarem cientes da participação da pesquisa de campo.

Durante a fase de tratamento foram utilizadas agulhas para acupuntura sistêmica da marca Dongbang, tamanho 0,25 x 30, Moxa (bastão de artimísia), agulhas semipermantes e sementes de cousa na Auriculoterapia. A pesquisa de campo foi ralizada na residência das pacientes, localizada no município de Itapetininga - SP. As colaboradoras da pesquisa foram submetida a dez sessões de acupuntura sistêmica e auriculoterapia, no período de um mês e meio, sendo realizados dois atendimentos semanais.

Foram incluídos neste estudo duas pacientes do sexo feminino, sendo mãe e filha, demonstrando que o fator hereditário é mais forte na Doença de Crohn do que em outras doenças.

PROPOSTA DE TRATAMENTO:

Tonificar Intestino Delgado e Intestino Grosso, Coração, Pulmão, Baço, Rim e Fígado.

Pontos utilizados:

- E25, VC9, VC10, VC12, VC17, CS7, R3

Pontos  utilizados para melhorar dores articulares nas mãos e pés:

Ponto Extra Ba Xie, ID11, ID12, F3, Ponto Ashi

Pontos de Auriculoterapia:

- Analgesia, mão, braço, ombro, articulações do ombro, intestino grosso, intestino delgado e ansiedade.

Dieta

Alimentar:

Diminuir ou eliminar o consumo de leite e derivados e açúcares.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

As pacientes que se submeteram ao estudo de caso apresentaram todos os sintomas comumente relacionados à Doença de Crohn. Quando não estavam em crise apresentavam dores nas articulações do corpo e diarréia crônica, em crises mais intensas esses sintomas somavam-se com as dores abdominais e vômito.

Iniciamos o tratamento procurando melhorar a qualidade de vida das pacientes, focando dessa forma nas dores articulares e no estado emocional que quando alterados geravam crises mais intensas. Logo nas primeiras sessões as manifestações de dores foram cessadas e, a partir daí, começamos a tratar a raiz do problema.

Na maioria das sessões utilizamos um tratamento direcionado à tonificação dos órgãos mais afetados pela doença (Intestino Delgado e Intestino Grosso), além do Coração, Pulmão, Baço, Rim e Fígado.

Também procuramos orientar as pacientes quanto a dieta alimentar, principalmente na diminuição da ingestão de leite e derivados.

Logo na terceira sessão começamos a ter melhoras nos sintomas, principalmente na diarréia. Essa melhora perdurou até o fim do tratamento, onde as duas pacientes relataram regularidade no funcionamento do Intestino e ausência de dor nas articulações.

 

Imagem
Gráfico 1. Resultados da paciente B

 

 

 

Imagem
Gráfico 2. Resultados da paciente A

 



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa procurou focar toda a problemática relacionada com a Doença de Crohn.

A influência do fator genético é importante e demonstrou risco aumentado em parentes de primeiro grau, como o caso das pacientes envolvida (mãe e filha).

Os fatores ambientais também são fundamentais e causam o desencadeamento das crises. Quando as pacientes deixam de seguir a dieta alimentar indicada ou ficam expostas a muitos problemas emocionais, iniciam crises mais intensas da doença.

Os sintomas mais comumentes presentes são diarréia, perda de peso, dores abdominais, febre, vômito e dores articulares.

As pacientes avaliadas nesta pesquisa apresentaram todos os sintomas descritos, porém alguns em maior intensidade e outros em menor intensidade.

Foi realizado o tratamento com acupuntura e foi orientado para que houvesse adaptações na dieta (redução da ingestão de leite, derivados e açúcares). Em pouco tempo conseguimos controlar crises agudas da doença e foi mantida a remissão quase completa dos sintomas durante a realização do tratamento.

Também houve diminuição na ingestão de medicamentos, o que contribui para a melhora da qualidade de vida das pacientes.

Dessa forma, a acupuntura mostrou-se eficiente no tratamento dos sintomas da Doença de Crohn, possibilitando as pacientes uma melhora na qualidade de vida.

Deixamos como sugestão para o tratamento de pacientes com a Doença de Crohn, além da acupuntura e mudanças alimentares, que demonstraram ser eficiente, a prática de exercício físico, com o intuito de relaxamento e bem estar e um acompanhamento psicológico, já que a maior parte das crises é desencadeada quando há alterações no estado emocional das pacientes.